31/07/2022

Alunos de Jiu Jitsu, do “Projeto Jiu Jitsu para todos” de Piedade de Caratinga, são graduados.

Aconteceu no dia 31 de julho de 2022, a primeira graduação do ano dos alunos da Escola de Jiu Jitsu Jean Chaves realizada na sede da Apae de Caratinga/MG. Entre os graduados, participaram 23 alunos do “Projeto Jiu Jitsu para Todos” de Piedade de Caratinga. O Projeto é desenvolvido pelo CRAS através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e oferta gratuitamente aulas semanais da modalidade para crianças e adolescentes do município. As aulas são ministradas pelo mestre Jean Chaves que também atua na modalidade em outros municípios da região.

A graduação no Jiu Jitsu é simbolizada pela troca de faixa, que possui core diferentes de acordo com o nível do praticante. A medida que a graduação avança, suas possibilidades de golpes e permissões também aumenta. Além de facilitar o aprendizado, essa divisão permite uma maior segurança, já que alguns golpes são permitidos somente para alunos em um nível avançado.

A primeira faixa no Jiu Jitsu é sempre a branca, independentemente da idade, no entanto a primeira graduação do aluno é dependente de sua faixa etária. Enquanto os adultos possuem uma sequência de 5 cores, da branca até a preta, uma criança pode passar por 16 diferentes graduações ao longo do caminho.

Para participar das aulas de Jiu Jitsu em Piedade de Caratinga, os responsáveis das crianças e adolescentes devem procurar a sede do CRAS para realizar o cadastro.