Notícias

IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM PIEDADE DE CARATINGA MG.

Em meados do ano de 2022 iniciou o Programa Saúde com Agente em Piedade de Caratinga. Este programa do Governo Federal que o município aderiu, teve por objetivo melhorar o entendimento dos Agentes sobre os atributos do Sistema Único de Saúde e com isso, prover a melhor assistência dos agentes à saúde da comunidade. Foram mais de 1.200hs de estudo de forma online e também presencial. Abarcou tanto os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), quanto os de Combate à Endemias (ACE).

As aulas práticas do curso, foram acompanhadas pela preceptora Luana Lara Miranda Gonçalves, que deixou seu relato sobre a importância do curso: “Início de 2023, quando iniciou a parte prática do Programa tive a oportunidade de acompanhar os ACS e ACE do município de Piedade de Caratinga nas atividades. Esse projeto foi uma iniciativa do Governo Federal juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e executadas por meio de convênio firmado com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Todos os agentes receberam o título de Tecnólogo em Agente de Saúde! Com isso, hoje o município é beneficiado com 19 pessoas qualificadas para desempenharem um trabalho ainda melhor para a população. No decorrer do tempo foram abordados temas extremamente necessários para atenção básica e para o desenvolvimento da profissão, como prevenção e conscientização de doenças, qualidade de saúde, prevenção de doenças, primeiros socorros, humanização do atendimento, ações em saúde, conhecimento sobre doenças crônicas, organização do trabalho, abordagem nas visitas domiciliares com vista a compreender as necessidades dos pacientes, atenção aos agravos de saúde e técnicas, como, uso do oxímetro e glicosímetro e aferição de pressão arterial. Durante 7 meses foram realizados encontros semanais, seguidos das avaliações das práticas no site Mais Conasems.”

Sabemos que os agentes são profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades. Os agentes realizam a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade. Sua atuação vai desde o primeiro contato com a família através do cadastro familiar, avaliação das necessidades, da situação vacinal, acompanhamento das condições crônicas de cada indivíduo, comunicação à equipe das intercorrências clínicas da família e comunicação à comunidade das atividades agendadas.  É ainda um profissional que fornece o apoio e é referência para as famílias.

“Hoje, o município conta com quatro equipes de estratégia de saúde da família, sendo que todas elas estão com 100% de cobertura do agente comunitário de saúde e de controle de endemias nas micro áreas, ou seja, não temos áreas sem o suporte técnico destes profissionais. Além disso, todos foram equipados com novos uniformes, composto por mochila, chapéu e colete, para facilitar a identificação e prover proteção aos agentes; e aparelho para aferir a pressão. Além disso, cada unidade recebeu oxímetro e glicosímetro para sempre que necessário os agentes levarem nas visitas domiciliares. Certamente será de grande valia para auxiliar no acompanhamento do estado de saúde da população.” Reiterou Joyce Theodoro, uma das enfermeiras da Estratégia de Saúde da Família do município.

Dentro de cada equipe de saúde, a coordenação das ações executada com muito êxito pela equipe de enfermagem. Que organiza as ações e delega as funções a cada ACS de cada micro área a qual ele é responsável dentro da população do município.

O secretário de saúde Elton José Alves destaca que “sempre estamos dispostos a atuar pelo bem da população e, sem dúvida a atuação do ACS e de ACE hoje é imprescindível por um cuidado de melhor qualidade aos nossos munícipes”.

logo rodape

Av. Nossa Sra. da Piedade, 372 - Centro,
Piedade de Caratinga - MG.

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h
Telefone.: (33) 3323-8000