Prefeitura de Piedade de Caratinga

Prefeitura de Piedade de Caratinga

Diário Eletrônico, Legislação, Licitações, Contas Públicas, Convênios, Portal Transparência

21/10/2022

OUTUBRO VERDE. MÊS DE COMBATE A
SÍFILIS E SÍFILIS CONGÊNITA.

A Secretaria Municipal da Saúde de PIEDADE DE CARATINGA aproveita a campanha do Outubro Verde para reforçar as orientações e cuidados sobre a doença Sífilis e Sífilis Congênita, que pode ser transmitida por relações sexuais, de maneira vertical (da mãe para o feto) ou por transfusão de sangue. A doença é curável, através de medicação.

Secretaria de Saúde promove durante todo o mês de outubro, ações da campanha Outubro Verde, mês de prevenção e combate à Sífilis e sífilis congênita. As atividades ocorrem durante todo o mês e tem o objetivo de levar uma mensagem sobre prevenção e importância do diagnóstico precoce.

O Secretário de Saúde, Elton José Alves, destaca quais as atividades que serão desenvolvidas pelos profissionais de saúde.

“Estamos promove palestras informativas, intensificação de testes rápidos, orientações e encaminhamento para tratamento. Lembrando sempre que a prevenção e o diagnóstico precoce são muito importantes para evitar sequelas mais graves da doença”, explica.

A campanha do Outubro Verde tem por finalidade combater e discutir a transmissão da Sífilis Congênita, doença sexualmente transmissível, que se dá de forma vertical, podendo ser passada da mãe para o feto. A mobilização deste mês tem como público-alvo as gestantes e conta com palestras em salas de espera e rodas de conversa, onde serão abordados os métodos de prevenção e precauções sobre aleitamento materno diante de ISTs, além de sintomas e tratamentos e importância do acompanhamento de pré-natal e pediátrico.

“Em todas as nossas Unidades de Saúde temos testes rápidos disponíveis para a população com resultado com em 20 minutos. Além disso, para aqueles casos diagnosticados, o tratamento também é feito nas próprias unidades e totalmente SIGILOSO. Por isso, é importante que a população esteja atenta a essa mensagem de prevenção, com o uso de preservativos, testes periódicos e também, para as gestantes, o pré-natal durante toda a gestação”, informa Elton José Alves.

English EN French FR Portuguese PT Spanish ES